Resenha do livro : Complexo de Cinderela


O livro "Complexo de Cinderela" traz a reflexão da necessidades do gênero feminino de seguir o papel tradicional da mulher na sociedade e que este seria um caminho infeliz. A que se refere esse complexo? Seria uma necessidade de proteção, dependência e crença que a própria mulher teria de ser, por assim dizer, salva dos perigos da vida por um homem.

O que isso poderia repercutir na vida da mulher moderna?
Em resumo: uma insatisfação constante em relação ao que se faz e desinteresse por alcançar objetivos maiores ou novos horizontes, medo da independência e de mudanças.

 Além disso uma contradição interna por ela desejar ser "livre" e ao mesmo tempo depender da aprovação do marido, companheiro, namorado, ou do pai para ser feliz.
E ao mesmo tempo ficar irritada com o crescimento de quem ela depende por medo de abandono.

 Exemplo dado pelo livro é uma esposa que é dona de casa enquanto o marido trabalha e ao ele receber uma promoção e passar mais tempo fora de casa por ter de trabalhar se vê insatisfeita e ressentida. Porque aquele sucesso todo é dos dois, afinal ela trabalhou muito mantendo tudo em ordem para que ele progredisse, e agora ele não "dá atenção necessária a ela". Ou seja o reconhecimento. E inconscientemente teme perder o provedor e o inveja por não conseguir progredir em escala semelhante.

Como mudar isso ?

Segundo a autora se cada mulher tivesse conhecimento desse comportamento irracional estaria mais preparada para lutar contra ele. Em primeiro ela deveria buscar sua felicidade em si mesma em vez de esperar o reconhecimento alheio, não desistir dos seus projetos e enfrentar seus medos apesar dos pesares, e com o tempo ela aprenderia que as mulheres são totalmente competentes e tem equivalentes habilidades para alcançar seus sonhos e projetos. E tendo isso em vista finalmente se desvencilhar da insegurança e ansiedade recorrente desse complexo que a faz se sentir inferior em capacidades de realizar suas tarefas sem o apoio de um homem.

Minha opinião :

É muito instrutivo, tem pesquisas, referências muito interessantes e fala sobre um pouco da história de "libertação" da Simone Beauvoir desse retrocesso evolutivo. Além disso instiga quem o lê a refletir sobre o próprio comportamento e o que pode melhorar.

No entanto não apoio que a mulher tenha de lutar totalmente contra o papel de gênero dela, acredito que é possível encontrar um equilíbrio e escolher de acordo com seu perfil  quais requisitos do papel de gênero se está apto e interessado em corresponder. Alternativa que é considerada extremamente perigosa para Simone Beavoir e para a autora Collins  pois a mulher inevitavelmente tomaria decisões irracionais e continuaria com sua "carga" de gênero de cuidar de casa e dos filhos sem nunca progredir individualmente. E que para isso deveria se lutar totalmente contra os papéis de gênero estabelecidos.

Podemos entender perfeitamente que cada pessoa enfrenta um traid-off de benefícios e riscos quando faz qualquer escolha. Claro que o caminho será mais difícil para aqueles socialmente vulneráveis e para pessoas que fazem parte de minorias. Mas nem por isso deixaremos encolherem por nós.

Comentários

Postagens mais visitadas